• BELLECAVE15 15% DE DESCONTO NO CADASTRO

  • Parcele em até 3x sem juros

O seu carrinho está vazio

Continuar Comprando

Qual o melhor vinho para o inverno?

Chegou o inverno e muita gente pensa que é época de beber vinho tinto. Mas na verdade pode-se pensar de forma diferente, esta pode ser também uma época maravilhosa para saborear um branco simplesmente por ser um vinho mais versátil, que combinará melhor com mais tipos de pratos.

Por que há a preferência por vinhos tintos no inverno?

A crença de que no frio deve-se beber vinhos tintos pode ser explicada pela inclinação natural de no frio haver o desejo de comer pratos mais intensos como carnes de caça, massas, risotos ou mesmo queijos mais fortes. Os vinhos brancos, com seu frescor típico, pedem pratos mais leves como saladas, massas e peixes. Ainda há o fato dos brancos serem servidos em temperatura mais baixa enquanto os tintos “aquecem” mais, ao serem servidos em temperaturas ligeiramente superiores. Outra razão é terem, os tintos, um teor alcoólico maior, o que proporcionaria um efeito termogênico natural.

Saiba como selecionar um bom vinho branco para o inverno

No entanto, há uma vasta gama de vinhos brancos que também se adequam muito bem para um dia de frio. Pense nos vinhos mais densos, cremosos, com teor de álcool um pouco mais alto que podem até ter um toque de madeira. Esses vinhos exibem um estilo completamente oposto dos brancos leves, vivos de baixo teor alcoólico que nos refrescam no verão.

Não se deixe levar por crenças, confie no seu paladar

Confie no seu paladar, experimente! Se um vinho branco tem acidez e estrutura na medida, será provavelmente um candidato ótimo para as suas experiências durante o inverno. O caráter substancial desses vinhos os torna uma boa combinação com os pratos mais invernais. Um rico vinho branco combina bem com peixe, frango ou porco sejam pratos assados, refogados ou com molhos cremosos. E sim, eles são ótimos com massas e sopas. O vinho tinto, particularmente o tipo mais robusto, frequentemente apontado como ideal para o inverno, poderá ser eventualmente mais limitado em possibilidades de harmonização. Se for um tinto jovem, tânico e a sua companhia gastronômica for um peixe mais gorduroso, com molho ou um frango ensopado pode não funcionar.

Aventure-se, experimente!

Não existe um vinho de inverno que sirva para todas as situações, mas com certeza vale a pena considerar os brancos. Por que não beber vinho branco durante todo o inverno? Só é possível pensar em um bom motivo para não fazer isso – uma harmonização com um prato incompatível. Dentre as opções da 4U.wine há verdes (Arêgos Grande Escolha 2018) que vão bem com fondue de queijo, brancos que resistem a uma carne (Câmbio Blanc de Noir 2019) e não esqueçam dos rosés, com um steak tartare é divino (Quinta da Giesta 2019). Nós já fizemos a experiência e recomendamos! Aventure-se, não se prenda e, o mais importante, divirta-se!