Toda 3a quinta-feira de novembro em Paris e em vários lugares do mundo, comemora-se o lançamento do Beaujolais Nouveau, um vinho produzido na região da França e por isso com uvas da casta Gamay com uma vinificação especial, a chamada maceração semi-carbônica.
Para o escritor britânico Hugh Johnson, este vinho é mais "um evento do que uma bebida”. Obviamente, por ser um vinho jovem, para se beber rápido, não se compara com os grandes vinhos da apelação Beaujolais: Saint-Amour, Julienas, Chenas, Moulin-à-Vent, Fleurie, Chiroubles, Morgon, Regnié, Broully e Côte de Broully, um engano muito comum e que deixa os enólogos regionais bastante chateados!
Na tarde que tivemos com Christine & Dominique Morel, produtores do nosso Fleurie 2019, tivemos o privilégio de degustar o seu Nouveau 2021 - um vinho alegre, cheio de fruta, que originalmente era produzido para celebrar o final da vindima.
(Gonçalo, com Christine & Dominique Morel e o pai em 10/2021)
Foi delicioso e estamos muito felizes de ter este vinho para oferecer dentro do nosso portfolio atual para você que nos acompanha! Esta então é a época de celebrar "Le Beaujolais Nouveau est arrivé!" mas na verdade, é sempre de celebrar. Santé 4U!
Voltar para Blog