• BELLECAVE15 15% DE DESCONTO NO CADASTRO

  • Parcele em até 3x sem juros

O seu carrinho está vazio

Continuar Comprando

Qual a taça mais adequada para degustar um vinho?

Parece bobagem, mas o formato da taça realmente influencia no prazer que se tem ou não ao degustar. Por quê? A taça, primeiramente ela será como um “mini aerador” do seu vinho. Vamos analisar a taça ideal para cada tipo de vinho:

Taça Bordeaux

A taça Bordeaux é mais estreita, indicada para vinhos mais frescos, minerais, herbáceos. Vinhos muito alcoólicos e/ou frutados certamente parecerão agressivos demais se servidos em taças mais largas, pois volatilizarão seus aromas de forma muito direta em nossas narinas. Prefira taças Bordeaux. Além do aspecto olfativo, ao levarmos vinho à boca, dependendo do formato da taça, certas partes de nossa língua serão tocadas primeiro e enaltecerão uma ou outra característica do vinho. Por exemplo, para vinhos encorpados e intensos como o Fazedouro, o ideal é uma taça estreita que leve o vinho ao centro de nossa língua, onde onde a fruta é exaltada .

Taça Borgonha

A taça Borgonha é uma taça mais larga, ideais para vinhos mais sutis e discretos, como o Palato Colheita do Côa. A taça Borgonha também é indicada para vinhos mais amplos, barricados e amanteigados. As laterais de nossa língua são as primeiras partes que o vinho toca – e é justamente onde sentimos a acidez – o espírito de vinhos desse estilo, o que fornece a energia daquele líquido.

Hoje, existem centenas de formatos de taças, mas nossa dica é:
Não se preocupe. Com estes dois tipos de taças, já é possível realizar uma bela degustação. Tenha um jogo de taças estilo Bordeaux (mais fechada) e um jogo estilo Borgonha (mais aberta). Teste o mesmo vinho em taças diferentes, você vai se surpreender.

No mais, use sua intuição e divirta-se: afinal, cada garrafa guarda um história que pode ser sua!" conclui a Sommelière e Chef Maria Emília Atallah que integra o Comitê de Experts da 4U.wine.