Nessa época do ano muita gente procura um vinho para harmonizar bem com chocolate e com razão. São aqueles que no final da refeição ainda tem vinho na taça e se arriscam nesta harmonização com o chocolate que invade as nossas casas com a tradição de Páscoa.
Mas os sabores de chocolate e vinho nem sempre são tão compatíveis e podemos culpar o chocolate!
O chocolate tem sabores muito intensos, pode ser doce ou amargo, mas também ácido e frutado. Em oposição a um vinho doce de sobremesa, para um vinho seco esta harmonização será um desafio.
Se desejar mesmo esse desafio, procure vinhos igualmente intensos para combinar bem com chocolate. Um vinho tinto de cor mais clara, mais suave ou, um vinho branco não terão gosto de nada depois de uma mordida em uma barra de chocolate de boa qualidade. A chance de um vinho mais frutado e intenso, digamos, será maior mas ainda assim bastante arriscada!
Se você é destes que não quer seguir direto para o vinho de sobremesa ou é mesmo fã de vinho seco e ponto, que tal uma ideia divertida de, ao invés de tentar harmonizar vinho com chocolate, escolher nesta Páscoa, um vinho que tenha o chocolate entre os seus aromas e sabores?
Notas de chocolate estão presentes nos vinhos devido a compostos químicos compartilhados com chocolates. A influência de leveduras de fermentação específicas e barricas de carvalho pode introduzir ainda mais sabores e aromas.
O tinto italiano Verso 2020 por exemplo! O ligeiro envelhecimento em carvalho confere essas agradáveis notas e também de especiarias, tornando este um vinho harmonioso, equilibrado, agradável e maduro.
Notas sutis de chocolate preto e especiarias se misturam com frutos pretos e violetas no espanhol Ulterior Parcela 17 2016. Com boa persistência, estes aromas e sabores conferem muito carácter a este vinho original, fresco e excitante de Tierra de Castilla.
Ainda da Espanha, o recém chegado El Escocés Volante Mazuelo 2018 é de estilo também exuberante e potente com aromas de frutos pretos maduros, passas, chocolate preto e um toque de especiarias. Uma expressão elegante e fina da Carignan (como também é chamada a Mazuelo) com muita fruta e estrutura, que nos permite acompanhar pratos mais estruturados.
Mais leve mas também com aromas de chocolate, temos o surpreendente vinho da região espanhola das Astúrias, mais especificamente da D.O.P. Cangas, Cien Montañas 2018. Um vinho com nariz muito frutado, com aromas de frutas intensos, ameixa madura e notas de madeira bem julgadas que conferem estes aromas de chocolate e especiarias doces.
Esperamos que gostem da experiência!
Feliz Páscoa repleta de sabores e amores!
Voltar para Blog